Há muitas maneiras de começar o ano com uma energia positiva. Aqui estão algumas sugestões:

1. Estabeleça metas para o ano: reserve um tempo para pensar sobre o que deseja alcançar no próximo ano e anote as suas metas. Objetivos claros ajudam a manter o foco e a motivação. Faça o download do seu organizador de objetivos anual 2023 gratuito aqui.

2. Pratique a gratidão: comece cada dia a escrever 3 coisas pelas quais se sente grato, pois  ajuda a começar o dia com uma atitude positiva e a concentrar-se nas coisas boas da sua vida.

3. Pratique exercícios e coma de forma saudável: Cuidar da sua saúde física ajuda a sentir-se com energia e focado. Faça um esforço para fazer exercícios regulares e coma uma dieta saudável e equilibrada.

4. Passe algum tempo com os seus entes queridos: cercar-se de pessoas positivas e solidárias ajuda na sua auto-estima. Planeie reuniões regulares com amigos e familiares ou faça um esforço para se conectar com seus entes queridos, mesmo que não possam estar juntos pessoalmente.

5. Pratique o auto-conhecimento: gaste tempo com atividades que nutrem a sua mente, corpo e espírito, como: meditação, ioga ou tomar um banho relaxante.

6. Comer uma dieta saudável e equilibrada é importante para manter bons níveis de energia. Alguns alimentos específicos que podem ajudar a aumentar os níveis de energia incluem:

7. Evite pular as refeições ou depender de cafeína ou alimentos açucarados para um rápido aumento de energia, pois isso conduz a uma quebra nos níveis de energia mais tarde.

O QUE REDUZ  A NOSSA ENERGIA?

1. Não dormir o suficiente pode deixá-lo cansado e esgotado.

2. É importante manter-se hidratado, pois mesmo uma desidratação leve  causa cansaço.

3. A falta de atividade física pode levar à sensação de cansaço. Pratique exercícios regularmente, como caminhar meia hora por dia.

4. O stress crónico pode levar a sentimentos de fadiga e diminuição da energia.

5. Certas condições médicas, como anemia, hipotiroidismo e síndrome da fadiga crónica, podem causar baixos níveis de energia.

6. O uso de álcool e drogas pode interromper os padrões de sono e levar a uma sensação de fadiga.

7. Á medida que envelhecemos, nossos corpos naturalmente produzem menos energia.

8. Uma dieta rica em alimentos processados ​​e açucarados pode levar a uma queda de energia. Alguns alimentos podem não fornecer tanta energia sustentada quanto outros e podem causar um rápido aumento e quebra nos níveis de energia. Esses tipos de alimentos costumam ser chamados de “calorias vazias” porque fornecem pouco valor nutricional, mas são ricos em calorias.

Exemplos de alimentos que podem não fornecer boa energia incluem:

Alimentos ricos em açúcares adicionados, como biscoitos, bolos e refrigerantes, podem causar um aumento rápido nos níveis de açúcar no sangue, seguido por uma queda de energia.

Os alimentos fritos são ricos em gordura e calorias e podem ser difíceis de digerir pelo corpo, o que leva a uma sensação de lentidão.

Alimentos altamente processados ​​e ricos em aditivos e conservantes podem não fornecer tantos nutrientes quanto alimentos integrais não processados ​​e podem não contribuir para a energia sustentada.

Embora o álcool possa fornecer um aumento temporário de energia, ele pode interromper os padrões de sono e levar a uma quebra nos níveis de energia mais tarde.

É importante concentrar-se numa dieta saudável e balanceada que inclua uma variedade de alimentos integrais e não processados ​​para garantir que você receba os nutrientes necessários para manter bons níveis de energia. Evitar ou limitar esses tipos de alimentos ajuda a manter os níveis de energia sustentados ao longo do dia.

Se estiver com baixos níveis de energia, é importante conversar com seu médico para determinar a causa e encontrar maneiras de resolver o problema.

Cuidando de si e estabelecendo intenções para o ano, pode começar o ano com boa energia e uma perspetiva positiva. Vamos a isso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *